BFGC4 – Ex d(e) IIC T4 Gb (Ex tb IIIC T125ºC Db IP6X)

Descrição

A linha BFGC4 é uma das linhas da WEG de motores trifásicos à prova de explosão  para o grupo de gases IIC e poeiras combustíveis, e está disponível nos tamanhos de carcaça 250 a 315M.

A linha BFGC4 está disponível em baixa tensão nas seguintes potências:

BFGC4 – baixa tensão (≤ 690 V 50 Hz):

Potências (cv) Rotação
75 up to 150 3000 RPM
75 up to 150 1500 RPM
50 up to 125 1000 RPM
50 up to 100 750 RPM

BFGC4 – baixa tensão (≤ 690 V 60 Hz):

Potências (cv) Rotações
88 up to 212 3600 RPM
88 up to 212 1800 RPM
59 up to 145 1200 RPM
48 up to 121 900 RPM

Esta gama de motores atende aos níveis de rendimento IE2 estabelecidos pela norma IEC 60034-30.

Em relação às diferentes versões disponíveis, os motores BFGC4 são designados conforme segue:

  • BFGC4 – motor padrão Ex d IIC T4 Gb
  • BFGCE4 – motor Ex d e IIC T4 Gb
  • BFGCD4 – motor Ex d IIC T4 Gb and Ex tb IIIC Db IP6X
  • BFGCED4 – motor Ex d e IIB T4 Gb and Ex tb IIIC Db IP6X

Especificações relacionadas às áreas de risco

Esta linha de motores possui marcação CE em conformidade com a Diretiva Européia 94/9/EC (ATEX) e está de acordo com as seguintes normas:

  • EN 60079-0: Explosive Atmospheres – Part 0: Equipment – General requirements
  • EN 60079-1: Explosive Atmospheres – Part 1: Equipment protection by flameproof enclosure ‘d’
  • EN 60079-7: Explosive Atmospheres – Part 7: Equipment protection by increases safety ‘e’
  • EN 60079-31: Explosive Atmospheres – Part 31: Equipment dust ignition protection by enclosure ‘t’

Além disso, ainda está classificada como equipamentos do Grupo II (Indústrias de Superfície), aptos a aplicação nas seguintes zonas:

  • Categoria 2, para Zonas 1 e 21 – Gases, Vapores e Poeiras (GD).
  • Categoria 3, para Zonas 2 e 22 – Gases, Vapores e Poeiras (GD).;

Como padrão, os motores BFGC4 são fornecidos para a aplicação em Zona 1 – Grupo de gases IIC e Temperatura classe T4 (sob consulta T5 está disponível).

Como característica padrão, os motores BFGC4 são equipados com caixas de ligação à prova de explosão para gases do Grupo IIC, com especificação código Ex d, IIC. Sob consulta e como uma característica opcional, estes motores podem ser equipados com uma caixa de ligação do tipo Segurança Aumentada. Neste caso a descrição do código passa a ser Ex de, IIC. Estes motores à prova de explosão estão em conformidade com as normas acima mencionadas, através do órgão certificador acreditado pela União Européia INERIS, da França.

Características padrão

  • Grau de proteção: IP55
  • Isolamento: Classe F
  • Elevação de temperatura: 80 K
  • Material da carcaça: ferro fundido
  • Material das caixas de conexão: ferro fundido
  • Material das tampas: ferro fundido
  • Material do Ventilador: Liga de alumínio
  • Material da tampas defletora:aço estampado, capazes de resistir impactos de 7 Joules.
  • Plano de Pintura: 212P (Poliuretano)
  • Cor:RAL 7001.

Principais características opcionais

  • Grau de proteção: IP56, IP65 e IP66
  • Isolamento: Classe H
  • Elevação de temperatura: 105 K
  • Carcaças, caixas de conexão e tampas: Construção soldada
  • Material do ventilador: Aço

Diversas outras características opcionais estão disponíveis para a linha BFGC4. Favor consultar a WEG para obter o escopo completo.

Tensão e frequência

Os motores BFGC4 são fabricados de acordo com as tolerâncias determinadas pela norma IEC 60034-1.

Como padrão, estes motores são bobinados para operar em Δ 400 V – 50 Hz. Como opcional, a tensão de 460 V – 60 Hz está disponível.

Outras tensões e frequências podem ser fornecidas sob consulta.

A linha BFGC4 também está disponível para a aplicação com inversores de frequência.

Os motores são fabricados de acordo com as tolerâncias determinadas pela norma IEC 60034-1.

Temperatura ambiente e altitude

Os motores BFGC4 padrões são fabricados para uma temperatura ambiente de -20ºC a +40ºC e altitudes de até 1000m. Como opcional, os motores podem ser projetados para temperaturas ambientes de até +60ºC e altitudes de até 5000m.

Projeto básico

  • Método de refrigeração:
    IC 411 de acordo com a norma IEC 60034-6 – motors cooled by an external fan.

 

  • Sentido de giro:
    Bidirecionais.

 

  • Conexões elétricas:
    As caixas de ligação são fornecidas com 6 terminais, para a conexão dos motores à rede de alimentação, permitindo a partida estrela-triângulo.

 

  • Caixas de ligação:
    A caixa de ligação principal está localizada no topo da carcaça do motor e pode ser girada em intervalos de 180º para permitir a entrada dos cabos pelas laterais esquerda ou direita. Como padrão, as entradas dos cabos de alimentação estão localizadas na lateral esquerda do motor quando visto da ponta do eixo. Nota: o cliente deve especificar a direção da entrada dos cabos no pedido de compra.

 

  • Proteções/Auxiliares:
    Como característica padrão, os motores BFGC4 são equipados com 3 Termistores PTC, (triplos, 2 cabos), conectados na caixa de ligação principal. Sob consulta os motores podem ser equipados com resistências de aquecimento ou outro tipos de proteções para o bobinado e conectados em uma caixa de ligação auxiliar.

 

  • Aterramento:
    Todos os motores são equipados com um terminal de aterramento dentro da caixa de ligação. Um segundo terminal de aterramento também é fornecido na carcaça, nos pés, ou no flange do motor, dependendo da forma construtiva.

 

  • Furos da caixa de ligação e prensa-cabos:
    Como padrão, os motores não são fornecidos com prensa-cabos e o números de furos de entrada e suas respectivas dimensões estão descritas no catálogo do produto. Todavia, considerando que a entrada dos cabos faz parte da proteção do invólucro se recomenda que os motores sejam fornecidos de fábrica equipados com prensa-cabos.
    Para isto é necessário especificar no pedido de compra uma descrição completa dos cabos de alimentação (número de cabos, especificação, seção e diâmetros), para que os motores sejam fornecidos de fábrica com os prensa-cabos adequados para a operação.

 

  • Rolamentos:
    Os motores BFGC4 são fornecidos com rolamentos de esferas em ambos os mancais para formas construtivas horizontais e verticais.Para motores horizontais estão disponíveis rolamentos de rolos para o mancal dianteiro definidos de acordo com as cargas radiais envolvidas na aplicação. Para motores verticais estão disponíveis rolamentos de contato angular para o mancal dianteiro definidos de acordo com as cargas axiais envolvidas na aplicação.

 

  • Lubrificação:
    Os motores são fornecidos com pinos graxeiros e válvulas de alívio de graxa.

 

  • Balanceamento:
    Os motores são balanceados dinamicamente com meia chaveta para atender aos limites de vibração da norma IEC 60034-14, Grau A.
    Sob consulta, os motores ainda podem ser fornecidos de acordo com os limites de vibração classificados como Grau B.